segunda-feira, janeiro 22, 2007

Frases... 053 (citação)


Fernando Pessoa (1888-1935)

O amor pede identidade com diferença, o que é impossível já na lógica, quanto mais no mundo. O amor quer possuir, quer tornar seu o que tem de ficar fora para ele saber que se torna seu e não é. Amar é entregar-se. Quanto maior a entrega, maior o amor. Mas a entrega total entrega também a consciência do outro. O amor maior é por isso a morte, ou o esquecimento, ou a renúncia - os amores todos que são os absurdiandos do amor.

(...) O amor quer a posse, mas não sabe o que é a posse. Se eu não sou meu, como serei teu, ou tu minha? Se não possuo o meu próprio ser, como possuirei um ser alheio? Se sou já diferente daquele de quem sou idêntico, como serei idêntico daquele de quem sou diferente? O amor é um misticismo que quer praticar-se, uma impossibilidade que só é sonhada como devendo ser realizada.

Fernando Pessoa, in 'O Rio da Posse'

5 comentários:

Anónimo disse...

O Amor é o sentimento mais complexo e por muito que se tente compreender, não se consegue.
Cada pessoa tem a sua maneira de amar e de demonstrar.
Por muito que tentem descrever o Amor, todos nós perguntamos: "O que é o Amor?"
SP

Patanisca disse...

Conhecesse eu o Brad e explicava-te o que era isso do Amor!!!´

De qualquer maneira, não gostassem muito de teorizar sobre tudo, as coisas era bem mais simples.

O Amor é o Amor!!! Que tanto há para dizer sobre isso??? Ou se Ama, ou não se Ama!!!

Ou se gosta de pescada, ou não se gosta de pescada. Ou tambem é possivel teorizar sobre os sentimentos que a pescada exalta?
Eu não gosto de pescada, recuso-me a comer tal animal ... que vamos dizer sobre isso, que descrição é possivel fazer acerca do meu sentimento pela pescada? Nenhum, óbvio!

Qqc disse...

partilho o teu sentimento em relação à pescada... mas se for umas migas com entrecosto ou uma Carmen Electra come-se... e quem quer saber do amor?

Patanisca disse...

Olha que ainda se comeu umas migas em Mertola (perto do mercado) BEM BOAS!!! E assim nunca é possivel chegar a uma Carmen Electra.

Qqc disse...

bons tempos... eram as migas com entrecosto em Mértola, a feijoada de javali no Folgosinho e as migas bacalhao na Carrapichana...