Realmente vivemos num país estranho: por um lado, temos milhares de empregados com baixas qualificações mas a quem oferecemos gratuitamente uma certificação das suas competências, por outro lado temos milhares de desempregados ou empregados licenciados, muitos deles que pagaram durante 5 anos as suas qualificações, muitas vezes acima das funções que realizam, recebendo como não licenciados.
De forma alguma estou contra a validação e certificação de competências baseada na experiência no mundo do trabalho. Mas o mesmo governo que investe milhões em dar competências em quem não as tem, esquece o papel que tem na reestruturação da economia e na criação de emprego.
Medidas que funcionam, raras vezes são usadas pelos diferentes governos deste república de bananas, perdão de Eng.os, que com todo o respeito gastaram anos a preparem-se para o mundo do trabalho e talvez esteja a receber como operários (ou se tiveram sorte, talvez recebam com 1º ministro).
As politicas salariais também acompanham esta certificação das competências. As medidas são boas mas precisam de ser enquadradas na rede desta sociedade. Não me compete, mas posso deixar algumass sugestões a quem nunca me irá ler: o investimento da economia portuguesa através da redução do IVA e IRS, poderá trazer resultados ao nível da redução da inflação, do nível de vida de todos, o que poderá também trazer uma melhoria dos niveis de produtividade dos trabalhadores. Mas isto são apenas palavras de alguém com os defeitos de formação na área de sociologia e não de economia... palavras de um treinador de bancada.
Uma boa semana a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário