quinta-feira, dezembro 14, 2006

Devaneios sobre o Natal...

Ando a falar do Natal de há já uns tempos para cá, roçando o materialismo da época e a falta de valores, atacando a falta de gosto dos penduricalhos vermelhos nas janelas dos bairros mais conservadores (ou não...).
A verdade é que é uma época que nada me diz... por um lado a hipócrisia de nos preocuparmos uns com os outros atinge um pico que contrasta com todo o resto do ano. Tem a vantagem de nos lembrarmos que temos familia e amigos a quem enviar um sms a dizer que estamos vivos e sugerir um convite para jantar, café ou lanche que óbviamente não irão acontecer.
É nos impingida a obrigação de comprar prendas para demonstrarmos o nosso apreço por alguém. Porra, o apreço demonstra-se com gestos de afecto e não com uma prenda qq que custou umas dezenas ou centenas de euros. E esses gestos devem ser repetidos e demonstrados sempre que nos sentirmos motivados a fazê-lo.
Mas o objecto tornou-se mais importante que o afecto... E sem os objectos, as decorações e a comilança não há natal.
O Natal ultrapassou o conceito base de comemoração do nascimento do "salvador", tornando-se universal sendo a partilha e o afecto os pilares para um dia especial.
Aaaahhh... este discurso é só para dizer que como é costumo deixo as compras de Natal para os últimos dias...
Aaaahhh 2... a caricatura podia ser minha com o meu filho mas é de um autor de BD, Miguelanxo Prado... Pode ser uma boa prenda de Natal...

4 comentários:

Nia disse...

concordo plenamente ... o natal a mim pouco ou nada me diz...

perdeu toda a magia q tinha há já bastante tempo... mas pronto... tento nao estragar a alegria dos outros... com a minha indiferença!


qt à img... cm é k vai o teu gatito??? :P

Anónimo disse...

A magia que existia na minha infância perdeu-se por completo.
As pessoas são tão materialistas que gastam tanto dinheiro, o que têm e o que não têm.
Para mim Natal é todo o ano e não é só dar bens materiais tb deve-se dar bens sentimentais e lembramos-nos sempre dos nossos amigos, familia e alguém especial.
bjs Sandra

Anónimo disse...

devo andar do contra, não sei...
mas o natal é aquilo que tu queres que seja. não precisas de ser mais um no rebanho. e os outros e a maneira como o vivem, com futilidades ou não, não interessa.
beijo ao meu filho :)

Anónimo disse...

O Natal só é materialista se tu deixares...

O Natal é mesmo quando tu quiseres porque podes partilhar os teus carinhos diariamente com as pessoas de que mais gostas.

Bjs. A