terça-feira, fevereiro 06, 2007

Vida, satisfação e pensamentos positivos...

António Joaquim Rodrigues Ribeiro, conhecido por António Variações (1944-1984)

(...)
Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens... que ser assim?...

Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver
Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver
(...)

Alguma vez estamos completamente satisfeitos com o que temos? É humano querer sempre mais, melhor... Normalmente depreciamos o que temos... se estamos tristes, não conseguimos olhar para nós e ver as nossas qualidades... ou o que temos de bom para dar aos outros...

Precisamos de um equilibrio que procuramos nos outros. Uma felicidade como um todo e que provenha dos outros.

Será que sabemos viver a nossa vida sem nos acomodarmos ao que não gostamos. Precisamos de nos sentir amados mas esquecemos muitas vezes que esse amor que os outros sentem, provém de nós e dos nossos actos. A parte animal em nós controla o que sentimos ou será a racional?

O que mudavas? A tua vida ou a tua forma de a encarar?

Realmente nem todos somos péssimistas ou optimistas em relação à vida... mas será que nos sentimos plenamente satisfeitos com os caminhos que escolhemos? Existe satisfação ou felicidade suprema?... ou serão mitos que constantemente procuramos atingir?

5 comentários:

croqui disse...

aí está a dúvida que sempre tive e à qual nunca cheguei a uma conclusão definitiva. Nem vou chegar!! até porque me parece uma questão filosófica! o ser humano tem dificuldade em saber viver! nunca está bem com o que tem, e é sempre pouco! o que o torna de certa forma infeliz! a base da felicidade está na aceitação! não devemos no entanto confundir isto com falta de ambição!

por isso, para comentar este post lembro-me de outra música do António!

"(...)
Estou bem aonde eu não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou"

Anónimo disse...

A felicidade são pequenos momentos k passamos n vida, que nos fazem sonhar e pensar que vale a pena o amanhã.
A minha máxima é viver k as escolhas k fiz e talvez assim chegar a esses momentos.
N existe satisfação nem felicidade suprema....existem formas e momentos de lidar k a vida!
Somos demasiado ambiciosos e estamos smp à espera de mais algo,para alguma vez conseguirmos atingir satisfação ou a felicidade suprema.

Anónimo disse...

são mitos sem os quais não teria piada nenhuma viver...

Patanisca disse...

Acho que numa ilha cheia de sol todo o ano, água calida, sem preocupações nem obrigações. Com um aeroporto para poder viajar pelo mundo, sempre que me pudesse entediar do sol e do mar, saudinha ... não me podia queixar da vida! Digo eu!

Catarina disse...

"O que mudavas? A tua vida ou a tua forma de a encarar?"

Eu mudava a forma de a encarar... Estou a lutar por isso! A felicidade é um conjunto. Às vezes temos partes dela a 100% mas por nos faltar uma ou outra parte para o total, não aproveitamos o que temos de bom!
*